Conecte-se agora

Marina cobra mudança no texto do Código Florestal do Brasil

Publicado

em

A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata derrotada do PV à Presidência, Marina Silva (sem partido), alertou hoje sobre a situação delicada da presidente Dilma Rousseff em relação ao novo Código Florestal. No lançamento do Comitê Rio em Defesa das Florestas, Marina cobrou responsabilidade da base do governo no Senado para que não referende as mudanças na legislação aprovadas pela Câmara em maio. Segundo a ex-ministra, a manutenção do texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) forçará a presidente a vetar o projeto.

“Se não mudarem esse texto, nós vamos ter que fazer uma campanha para que a presidente vete. Ela prometeu no segundo turno (da campanha eleitoral) que vetaria qualquer projeto que signifique aumento de desmatamento e anistia para desmatadores”, argumentou Marina. “Se não vetar, vai ficar contra os 80% da população que, segundo pesquisa Datafolha, não quer esse texto. Se ela vetar, vai ficar contra 80% do Congresso Nacional, que votou esse texto. É uma situação difícil”, atestou a ex-ministra.

Marina ainda fez analogia entre o movimento contra a corrupção, que promoveu protestos em diversas cidades do País durante o feriado da Independência, e a luta contra as mudanças no Código Florestal. “Se é desvio de dinheiro público, a população entende e se mobiliza. Mas quando se trata de desvios no patrimônio público natural, é mais difícil para as pessoas entenderem”, afirmou a ex-ministra. “Esse evento tem um caráter pedagógico. Vamos somar para dar um basta àquilo que é desvio de dinheiro e patrimônio públicos. Tanto financeiros quanto dos recursos naturais”.

Sucessor de Marina no Ministério do Meio Ambiente e atual secretário de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc citou três pontos do novo código florestal que os ambientalistas consideram mais preocupantes: anistia irrestrita para os desmatadores, descentralização para que os Estados possam criar seus próprios códigos florestais e autorização para que os topos dos morros e encostas sejam ocupados para atividades econômicas, como pecuária.

“Estive no Senado para um debate com ex-ministros e uns 30 senadores. O clima lá é muito melhor do que na Câmara. Isso não significa que vai sair de lá um texto maravilhoso. A nossa ideia é reduzir o dano”, explicou Minc. “Além disso, a presidenta Dilma manteve o compromisso conosco de vetar aqueles pontos que representassem anistia total para o desmatador ilegal e os pontos que estabeleçam a redução das reservas legais ou áreas de proteção permanente”, disse o ex-ministro.

Agência Estado

Acre

Em agenda neste sábado, Jenilson vira “dançarino” no Senado

Publicado

em

Durante visita ao forró do Senadinho, neste sábado, 2, o pré-candidato ao governo, Dr. Jenilson Leite, conversou com alguns frequentadores e aproveitou também para mostrar um pouco de seus passos de dança.

Segundo o político, algumas pessoas pediram para que fosse construído alguns bancos para poderem sentar após cada música bailada.

“Dei uma passadinha do Senadinho para conversar com os amigos da melhor idade. Aí aproveitei para dançar um pouco, não foi fácil aguentar o ritmo da turma”, disse leite.

Veja o vídeo.

 

Continuar lendo

Acre

“Dupla da Pulseira” é presa com drogas e são liberados da delegacia em menos de 2 horas

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares da Força Tática do 1° Batalhão resultou na prisão de dois detentos monitorado por tornozeleira eletrônica, identificados como Kauan, de 21 anos, e Lucas de 26 anos, na noite desta sexta-feira, 1°, pelo crime de tráfico de drogas. As prisões ocorreram na rua Piauí, no bairro Papoco em Rio Branco.

A guarnição Policial estava fazendo um patrulhamento de rotina na região conhecida pelo intenso tráfico de drogas, quando avistaram os dois detentos monitorados por tornozeleira em atitude suspeita. Um dos dois foi abordado e em sua posse foi encontrado uma quantia de R$ 229,00 . O outro detento monitorado fugiu correndo ao perceber a aproximação dos policiais. Os policiais saíram em busca do fugitivo e quando chegaram próximo a escadaria no bairro Papoco, conseguiram prendê-lo. Foi feito uma busca na região e debaixo da escadaria foi encontrado 80 gramas de crack, 20 gramas de skunk, 2 papelotes skunk.

Durante a ação dos Policiais, moradores da região e familiares dos presos ainda tentaram tomar os detentos das mãos dos Policiais, quando foi pedido apoio a outras guarnições e a situação foi controlada.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os dois indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. Após 1h e 30 minutos, os presos foram liberados e saíram pela porta da frente da delegacia.

Continuar lendo

Acre

Homem de 35 anos é tirado de dentro de casa e recebe dois tiros

Publicado

em

Daniel Batista da Costa, de 35 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser ferido a tiros na noite desta sexta-feira, 1°, no Ramal Pantanal, no Polo BenficaM na região da Vila Acre, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia, Daniel estava bebendo na companhia de mais dois amigos em uma residência, quando dois criminosos não identificados invadiram a casa. Os amigos de Daniel, ao perceberem a situação, fugiram da residência e homem foi abordado pelos bandidos e levado até o ramal, onde recebeu dois tiros, um que atingiu o pescoço e teve saída do projétil na traquéia e outro na região da nuca com saída do projétil na boca. Após ação, os criminosos fugiram do local.

Populares que passavam no ramal visualizaram Daniel sangrando e acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o paciente ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave.

Policiais Militares do 2° Batalhão estiveram no local e em seguida fizeram patrulhamento na região em busca de prender os autores do crime, mas eles não foram encontrados. O caso será investigado pelos agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Continuar lendo

Acre

Escuridão no Lago do Amor geral reclamação da população

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 1, foi realizado o primeiro Arraial no Lago do Amor. O local, inaugurado em 2018, rapidamente se tornou uma das boas opções para passeios em família na capital acreana. No entanto, a escuridão em parte do local tem sido alvo de reclamações de quem frequenta o espaço. Na sexta, a iluminação das barracas juninas era um contraste com boa parte do Lago do Amor às escuras.

“Esse é um lugar tão novo na nossa capital, onde a gente já tem pouca opção, não pode ficar desse jeito. Sem falar que moramos em uma cidade que não pode ser chamada de tranquila e com uma escuridão dessas favorece à bandidagem”, afirmou o autônomo Felipe dos Santos, que saiu com a família para passear.

O ac24horas procurou o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, sobre a manutenção da iluminação pública no Lago do Amor. “Vamos enviar uma equipe ainda na noite desta sexta para verificar o que está acontecendo, já que fizemos recentemente manutenção em toda essa área”, garantiu.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!