Menu

Justiça: Acre lidera o ranking nacional com maior rapidez no julgamento dos processos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Marcelo Carvalho, comemora o excelente desempenho obtido pelos magistrados do Acre no julgamento de processos durante o ano de 2010.


De acordo com o relatório “Justiça em Números”, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário Acreano alcançou os primeiros lugares no ranking nacional quando o assunto é o cumprimento de metas e produtividade.

Publicidade

No que se refere à taxa de congestionamento de processos na fase de execução do 1º Grau e dos Juizados Especiais, o Tribunal de Justiça do Acre ocupa o primeiro lugar entre os tribunais estaduais do Brasil, com um índice de 40,6 %, enquanto a média nacional é 85,6%.


A taxa de congestionamento é um importante índice. Ela mede a agilidade nos julgamentos. Isso significa que quanto menor a taxa de congestionamento, maior a rapidez com que os processos são resolvidos.


Outro importante desempenho ficou por conta da taxa de congestionamento do 1º Grau e Juizados Especiais dos processos na fase de conhecimento, com um percentual de 30,9%, o que coloca a Justiça do Acre em segundo lugar do País. Neste quesito a média nacional é de 60%.


Ficou evidenciado que além de permanecer nas primeiras colocações no ranking, as taxas de congestionamento correspondem à metade da média nacional.


Magistrados acreanos estão entre os que mais julgam


No Acre, cada magistrado julga em média 1.677 processos por ano. Esses números colocam o judiciário acreano em 4º lugar no ranking nacional entre Tribunais estaduais. Além disso, foram arquivados mais processos do que o número de processos distribuídos durante o ano, ou seja, foram baixados 18% mais processos que o número de processos novos.


Para o Presidente da ASMAC, os resultados demonstram o elevado nível do Judiciário do Estado do Acre. “Os números divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça só confirmam a percepção de que o Magistrado do Estado do Acre é muito comprometido e operoso. Isto prova que a magistratura está na direção correta. Parabéns aos Magistrados do Acre. O cidadão que mora neste Estado merece esse resultado e um Judiciário cada vez melhor, que possa atender de modo cada vez mais eficiente a população”, comemora Marcelo Carvalho.


Por Ângela Rodrigues


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido