Conecte-se agora

Caminho da roça

Publicado

em

Há uma semana dei em primeira mão que o vice-governador César Messias (PP) e o deputado Élson Santiago (PP) não iriam para o PMN, mas, para o PSB, caso o presidente Gladson Cameli (PP) se afastasse da FPA. Gladson não recuou. César e Élson, então, decidiram dar adeus ao PP.

Não retalia
Uma fonte muito próxima do presidente do PP, deputado federal Gladson Cameli, me garantiu ontem que, ele não retaliará pedindo os mandatos e dará a ambos uma “carta de liberação”.

Fatos que pesaram
Para a decisão da saída do César  pesaram ter seu grupo sido apeado do comando do PP e a declaração de Gladson que, em Cruzeiro do Sul, apoiará a reeleição de Wagner Sales (PMDB).

Questão de lealdade
Já o deputado Élson Santiago (PP) foi pragmático: “jamais abandonaria o Tião Viana e a FPA”.

Com essa ressalva
Com a ressalva de ter entendimento contrário à volta dos radares (servem só para aumentar a renda do Detran), no mais, a diretora Sawana Carvalho é uma boa e bem intencionada gestora.

Cresce a chance
Para minha surpresa, uma fonte de trânsito no círculo fechado do PT, revelou ontem que, ao contrário do que se especula, Daniel Zen está bem cotado para ser o nome do PT à PMRB.

Só reviravolta
Segundo a fonte, só uma grande reviravolta colocaria os deputados Ney Amorim (PT) e Sibá Machado (PT) como favoritos para abiscoitar a indicação do partido para a disputa da PMRB.

Comentar no concreto
Embora a fonte seja boa, prefiro aguardar o dia 13, data do anuncio do nome do candidato, para um comentário concreto. Quem sabe o peso do pote é quem vai segurar na rodilha.

Não perderia nada
Setores do PT tentam convencer o vice César Messias topar a parada duríssima de tentar derrotar o prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales, já que não precisaria deixar o cargo.

Único nome
César candidato não significa vitória, mas, é o único nome da FPA a endurecer a disputa.

Outro contexto
O senador Anibal Diniz (PT) ainda está naquela do PT eleger qualquer um. Cita como exemplo a vitória do Binho que, segundo ele, “saiu do zero”, mas, se esquece que foi em outro contexto.

Contextos diferentes
Anibal sabe que cada eleição acontece em um contexto e nuances diferentes.

Situações antagônicas
O PT vive hoje situações antagônicas: o governador Tião Viana está com uma imagem positiva (é o que se ouve até de adversários), mas, quando se fala o nome “PT”, a reação é negativa.

Trem da alegria
Aumentar o número de vereadores na Capital é criar um trem da alegria: nada, além disso.

Postura correta
O presidente da Câmara Municipal, vereador Juracy Nogueira (PP), tem tido uma postura ética ao ser contra. Se o aumento fosse trazer algum benefício ao povo, tudo bem, mas não vai.

Sem aliança
O senador Sérgio Petecão (PSD), em que pese a direção nacional do PT ser a favor, descarta qualquer possibilidade de uma aliança, no Acre, seja na eleição de 2012 ou em 2014.

Catando nome
Sobre a eleição municipal, Petecão avalia vários nomes para indicar um ao PMDB como “vice” do mais provável candidato a prefeito da Capital do partido, Fernando Melo (PMDB).

Tirar a limpo
O deputado federal Henrique Afonso (PV) poderia vir de público e esclarecer a quizumba em que se transformou a polêmica da sua pré-candidatura a prefeito de Rio Branco.

Mar de dúvidas
Em que pese a seriedade do Henrique, pouca gente crê na história dele trombar com a FPA.

Gato por lebre
Ao trazer a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (DEM), o PCdo B comprou gato por lebre. Marilete está perdida, em baixa popular, e não será um bom nome para disputar a reeleição.

No máximo
A filiação de Marilete ao PCdoB, no máximo serve para tirar uma prefeitura da oposição.

Duas baixas
Com a sua ida para o PCdoB a oposição sofre a sua segunda baixa, a primeira foi o prefeito do Bujari, Padeiro, que deixou o PMDB pela FPA.

Nome forte
Com um problema atrás do outro na justiça, o prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro (PT), deixa o caminho livre para o candidato Zezinho Barbari (PMDB), ganhar aquela prefeitura.

Cada eleição é uma história
Que o PT não vive no Acre um bom momento político é notório. Mas, é frágil o argumento que a oposição “já ganhou” a prefeitura da Capital. No governo está um político, Tião Viana, que conhece o caminho das pedras. O PT detém a Prefeitura. São duas máquinas que pesam. A oposição é hoje favorita. Mas isso é volátil, a campanha, que definirá tudo, nem começou.

 Por Luis Carlos Moreira Jorge

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Morre o Gouveião, funcionário aposentado da Aleac, aos 77 anos

Publicado

em

Neste domingo, 01, morreu, vítima de câncer no pulmão, Cleomar Freire Gouveia, conhecido como Gouveião.

Gouveião tinha 77 anos e era conhecido por ter sido por muitos anos diretor geral do Parlamento acreano, perdendo o posto em 1999 para o então Senador da República, Sérgio Petecão.

Tio da Conselheira do Tribunal de Contas, Naluh Golveia, Gouveião era torcedor do Clube Juventus e estava internado há mais de uma semana no Hospital Santa Juliana.

Fato curioso é que sua falecida esposa também morreu num domingo.

Continuar lendo

Acre

Gladson conduz carreata do Club do Fusca até o município de Xapuri

Publicado

em

O governador Gladson Cameli esteve participando neste domingo, 1º, de uma carreata a convite do Club do Fusca. Os adeptos saíram do Segundo Distrito em direção ao município de Xapuri.

Estiveram no ato, vários exemplares e versões melhoradas do veículo que ganharam a BR-317 e fizeram um verdadeiro desfile.

O chefe do executivo acreano conduziu o passeio, dirigindo um dos exemplares do veículo cedido pela organização do evento.

Nas redes sociais, o governador afirmou que o fusca, além do avião, é uma de suas paixões. “Carro é uma das minhas paixões! E hoje, à convite do Fusca Clube Acre, dei um passeio de fusca com meu filho Guilherme. Foi show! O fusca é um carro apaixonante, só quem é amante dessa relíquia sabe. O que eu dirigi era top! Novinho, novinho. Gratidão pelo convite! Gosto muito desse tipo de atividade e acredito que devemos estimular e valorizar cada vez mais”, declarou.

Atualmente com mais de 60 adeptos, a Associação Fusca Club Acre existe desde 2009, sendo fundada oficialmente em 2014. Segundo o presidente da associação, Genival Sombra, os passeios ocorrem costumeiramente aos fins de semana, como forma de entretenimento, exposição e conquistar novos adeptos.

Continuar lendo

Acre

Mais de 5 mil adolescentes foram imunizados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um levantamento da Secretaria de Saúde do município de Cruzeiro do Sul, mostrou que mais de 5,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 no Tik Tok da vacinação, montado no Shopping Copacabana, no último sábado, 31.

A prefeitura estimava atender mais de 12 mil jovens no mutirão. Inicialmente, os atendimentos seriam feitos das 16h às 21h, mas o horário precisou ser estendido até às 22h para atender a demanda.

Dados do portal de transparência do governo, apontam que o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até esta sexta (30), sendo 371.023 da primeira dose, 119.873 da segunda e 10.083 dose única. Rio Branco aplicou 249.714 doses e Cruzeiro do Sul 59.252.

Continuar lendo

Acre

Acre registra uma morte e seis casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, o número faz com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Os dados da saúde contabilizaram apenas uma notificação de óbito, sendo um morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos que deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no sábado, 31 de julho. O número oficial de mortes por Covid-19 subiu para 1.800 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas