Menu

Fábrica de multas do governo do Estado poderá ser obrigada a revelar valores arrecadados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a aprovação da proposta do deputado federal Weliton Prado (PT-MG), obrigando a União, estados e municípios a divulgarem trimestralmente os valores arrecadados com multas de trânsito, finalmente a população do Acre vai poder saber quais os reais valores arrecadados com a indústria de multas criadas nas últimas administrações do Estado.


À medida aprovada pela Comissão de Viação e Transportes, da Câmara Federal, vai permitir que a sociedade cobre correta aplicação dos recursos e, principalmente saber o valor real do montante arrecadado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), que ao longo da administração de Binho Marques (PT) arrecadou milhões com as multas eletrônicas.

Publicidade

Detran e RBTrans terão que se adequar e divulgar trimestralmente os valores arrecadados com multas de trânsito, assim como a destinação desses recursos. A divulgação deverá ocorrer de acordo com regulamentação feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deverá se pronunciar sobre o assunto, quando a nova lei for homologada.


O Projeto de Lei 677/11, de Weliton Prado (PT-MG), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, de Stédile (PSB-RS), que defendeu a proposta, mas mudou o texto para inserir a mudança no Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97). O CBT estabelece que esses recursos sejam usados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.


No Acre, nunca ficou claro ou declarado pelos gestores estaduais e municipais, como os recursos arrecadados seriam usados. Mas segundo informações de pessoas ligadas a área de trânsito do Estado, o Deracre é um dos órgãos públicos que mais arrecadam recursos para o Governo do Estado. A proposta será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido