Há duas semanas, fontes ligadas ao ac24horas informaram sobre uma possível deposição de integrantes da equipe governamental que gesta a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Não por acaso, nesta segunda-feira, dia 04, o secretário adjunto da pasta, Irailton Lima, teve o desligamento anunciado. A notícia foi recebida sob surpresa pelos servidores da casa.
Ainda na segunda, o substituto de Irailton Lima foi apresentado como novo membro da equipe Sesacre. Rui Arruda assinava até então como gerente da operadora Vivo no Acre. Ele tem vasta experiência com gestão empresarial de negócios, e deve assumir o posto em breve, com a função de colocar a área de Gestão e Planejamento em Saúde nos trilhos. A transição inicia nesta terça-feira, dia 05 de abril.
Outra “fonte palaciana” afirmou, na noite desta segunda-feira, que o atual secretário Gemil Júnior já estava em busca de alguém ligado verdadeiramente à área de Planejamento. A decisão de encontrar um novo sub-chefe para a Sesacre surgiu logo na segunda semana de comando de uma das maiores secretarias do governo acreano.
“Na análise do Gemil, o Irailton tinha que sair da administração e ir para a articulação, onde era o lugar dele. Esse seria o perfil do Irailton. Mas, assim, pelo que se sabe, tudo isso aí foi conversado diretamente com o Tião, e inclusive a pessoa para substituir foi escolhida cuidadosamente, justamente para evitar problemas depois. O Rui já tem muita experiência e deve de fato ajudar o Tião e o Gemil a colocar essa Saúde no caminho em que ela deve estar”, revelou o colaborador.
Inicialmente, Irailton seria desligado da Sesacre por uma questão política: ele se sairia melhor na articulação de governo. Contudo, o caminho percorrido por ele findou num desgaste maçante com as entidades de representação de classe, os sindicatos, por exemplo, que nas últimas semanas ameaçam greve geral. Mesmo assim, deixando a Saúde, Lima será conduzido à Secretaria de Articulação Institucional (SAI).
Ainda não há nada oficial. Há alguns dias, a Assessoria do órgão negou as informações e destacou que esse tipo de mudança só ocorre por determinação do governador Sebastião Viana, que, aliás, tem autorizado uma séria de mudanças no setor, tido por ele como prioridade de governo, uma promessa de campanha feita ainda na tentativa de chegar ao primeiro mandato [agora está no segundo].
As alterações de comando vão desde setores estratégicos do Centro de Hemoterapia (Hemoacre) – Admistração; Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) [por duas vezes] – diretorias Geral e de Assistência; Laboratório Central (Lacen) – gerência de Assistência à Saúde. Todas ocorreram no início de fevereiro.
Ainda em fevereiro, houve a nomeação de Gemil de Abreu Júnior para o posto que até então era ocupado por Armando Melo, a época secretário de Estado de Saúde. Abreu era diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Vale lembrar que Armando, após pedir demissão do cargo, voltou a atuar como procurador de Estado. Atualmente está em Brasília (DF), colaborando com a Representação do Governo.