A Promotora de Justiça do Consumidor, Alessandra Garcia Marques, realizou na última segunda-feira (31) visita a matadouros de Rio Branco. A visita ocorreu durante toda a manhã, e contou com a importante presença dos representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), Secretária Municipal de Agricultura e Floresta (SAFRA) e Vigilâncias Sanitárias do Estado do Acre e do Município de Rio Branco.
A programação faz parte de várias ações voltadas à defesa da saúde e da segurança alimentar dos consumidores acrianos, que vêm sendo articuladas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do município de Rio Branco, na tentativa de coibir o abate clandestino de animais e o abate sem condições sanitárias mínimas.
Foram visitados um matadouro de bovinos inspecionado pelo Estado do Acre, o Frigorífico Annasara, o matadouro de suíno inspecionado pelo Município de Rio Branco e o matadouro de suínos Acre Vivo (este último está atualmente impedido de funcionar), inspecionado pelo Estado do Acre.
Na oportunidade, foi realizada visita com a finalidade de conhecer as instalações da cooperativa SILA, que desenvolve suas atividades no ramo de laticínios, englobando vários municípios do Acre.
Resultou necessária a instauração de procedimento civil investigatório, em virtude das más condições do Acre Vivo e das péssimas condições sanitárias do matadouro de suíno inspecionado pelo Município de Rio Branco, de mesmo modo que o matadouro de bovinos inspecionado pelo Estado tem pendências com o IDAF, as quais estão sendo cumpridas paulatinamente, sendo que tal cumprimento deverá ser acompanhado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.
Agência de Notícias – MP/AC