Uma criança morreu antes do parto, em Rio Branco (AC). O caso teve como palco a Maternidade Bárbara Heliodora, que fica no Centro. A mãe teria chegado à unidade de saúde por volta das 5h30 desta quinta-feira, dia 03, mas só teve realizada a primeira ultrassom para saber do estado da criança, por volta das 9 horas, quando fora constatada normalidade no quadro clínico da criança.
O fato é que, conta a irmã da grávida, “quando o médico foi fazer a outra ultrassom, já disseram que a criança tinha morrido, que já não havia mais vida”, relata Francisca do Carmo. “Eu cheguei aqui por volta de uma da tarde, e estou ainda por aqui. Já minha irmã, quando chegou, foi atendida de pronto, mas perto do meio diz disseram que o bebe estava morto. Estamos apreensivos com o que aconteceu de fato”, diz.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), não vou negligencia na hora do atendimento. Assim que chegou à unidade, a grávida teria sido atendida pelo médico plantonista. A moça também já estaria internada na unidade, por orientação médica. Contudo, as causas da morte do bebê ainda estão sendo investigadas e devem ser divulgadas posteriormente.
“A gente tentou as informações ali dentro, mas até agora ninguém sabe de nada, ninguém fala com a gente. Meu cunhado já entrou lá, mas ninguém conversou com ele sobre a situação da minha irmã. O que a gente sabe é que o bebê morreu e que minha irmã vai fazer um cirurgia para poder tirar a criança. É lamentável! Eu acho qe houve falta de atenção, despreparo da equipe”, completa Francisca do Carmo.