O meio-campista Kaká foi a principal novidade na lista de convocados apresentada nesta terça-feira por Luiz Felipe Scolari para os amistosos na Europa contra Itália e Rússia, em 21 e 25 de março, respectivamente. O meia do Real Madrid não havia sido incluído na relação do treinador para o amistoso contra a Inglaterra, em fevereiro. A surpresa ficou por conta da exclusão do meia Ronaldinho Gaúcho, que havia começado como titular no amistoso frente aos ingleses.
A ausência do jogador do Atlético-MG chega a surpreender, pois o atleta tem feito boas partidas pelo clube mineiro. Na derrota da seleção em Wembley por 2 a 1, Ronaldinho perdeu um pênalti.
Para a vaga de Ronaldinho, Felipão deu chance a Kaká, que segue tendo altos e baixos na Espanha. Kaká voltou a ter espaço no time do técnico José Mourinho, mas ainda não ostenta posição fixa entre os titulares.
Indagado sobre a opção de usar Kaká e deixar Ronaldinho de lado, Felipão informa que tem tempo para analisar cuidadosamente os atletas, mas não assegura futuras convocações com os dois atletas juntos.
“Um foi no primeiro jogo [Ronaldinho], o outro vai a dois jogos [Kaká]. E não sei se vou chamar os dois [juntos] no futuro. Primeiro vou observar os quatro jogos para saber o que vou fazer para a Copa das Confederações”, respondeu o técnico.
O primeiro amistoso da seleção será contra a Itália, no estádio de Genebra, na Suíça. Já no dia 25 o adversário será a Rússia, em Stamford Bridge – estádio do Chelsea -, em Londres.
Os confrontos fazem parte do planejamento feito por Felipão e por Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da seleção, como preparação à Copa das Confederações, em junho.
O Brasil também terá amistosos contra o Chile, em abril, e França e Inglaterra, em junho, em sua preparação para a Copa das Confederações.
Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro