A jovem Katrine Ferreira, de 20 anos, agora têm motivos para sorrir, mas nem sempre foi assim. Até o mês passado, a paciente do Hospital do Câncer do Acre precisou peregrinar, ao lado da mãe, entre unidades de saúde, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em busca de conseguir uma cirurgia na garganta, procedimento necessário para a retirada de um tumor.
A paciente esperava uma posição do governo do Acre desde agosto de 2015, quando deu entrada com o pedido de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), visto que em Rio Branco (AC) não havia a disponibilidade de um aparelho necessário ao procedimento. Sem o equipamento, Katrine poderia até perder a condição de falar. Contudo, o aparelho foi disponibilizado ao Estado do Acre, e o procedimento foi realizado normalmente em Rio Branco (AC), dispensando o TFD da jovem.
Entre os tumores em geral, o carcinoma é o quinto mais frequente nas mulheres brasileiras, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De fato, esse tipo aparece atrás apenas da doença na pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto. Na sequência, vêm os de pulmão, estômago e ovário.
Katrine, que foi diagnosticada como portadora de carcinoma papilífero, uma doença caracterizada entre 80% e 86% dos casos de câncer na tireoide, já havia retirado a glândula por completo e agora, comemora, após as denúncias do ac24horas, ter realizado a cirurgia no dia 19 de janeiro. “Agora, sim, tenho motivos para comemorar essa vitória. Ainda preciso terminar esse tratamento, mas a cirurgia foi um longo caminho já percorrido”, comenta.
A jovem reconhece que o esforço da equipe do ex-secretário de Saúde Armando Melo, e dos médicos Mário Jorge e Ana Carvalho, responsáveis pela realização da cirurgia, foi essêncila em todo o processo. “Depois que eles tomaram conhecimento de tudo isso foi que as coisas andaram mais rapidamente. O secretário se empenhou pessoalmente. Os médicos também estavam bastante preocupados. Graças a Deus, tudo deu certo!”, comemora Katrine.
LEIA MAIS
>>> Sesacre descumpre decisão judicial e não viabiliza transferência de paciente
>>> Hospital de Barretos desmente governo do Acre e garante atendimento