Quem esteve na Arena da Floresta na tarde deste sábado viu a uma grande partida de futebol. Mesmo debaixo de muita chuva, Aeroporto Velho e Defesa Civil realizaram um grande jogo, mostrando a qualidade e a importância do III Copão Comunitário, integrando os bairros da nossa cidade.
Com a bola rolando, o Aeroporto Velho mostrou superioridade e conseguiu aplicar, de virada, uma goleada de 4 a 1 no time do Defesa Civil, sagrando-se o grande campeão da competição. Mas não foi um jogo fácil. Desde o início da partida a equipe da Baixada foi mais vezes ao ataque, porém o Defesa Civil era mais preciso nos lançamentos e conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo.
Com o campo molhado devido à forte chuva que caía, as duas equipes tiveram que improvisar um grande número de jogadas no meio de campo e o time do Defesa Civil conseguiu explorar bem os lançamentos nas costas dos zagueiros do Aeroporto Velho, mas as definições ao gol não eram precisas. Até que, em uma dessas jogadas a equipe do Defesa Civil fez 1 a 0.
Expulsão
No final do primeiro tempo, após uma sequência de faltas, o time do Defesa Civil teve um jogador expulso. Com isso, o Aeroporto Velho conseguia chegar cada vez mais ao ataque, ainda sem encontrar o caminho do gol.
Com um jogador a mais, desde os primeiros minutos do segundo tempo, o Aeroporto Velho pressionava o adversário, obrigando o goleiro Ednardo a fazer grandes defesas. Mas o dia era do Aeroporto Velho. Até que em uma jogada rápida do seu ataque o time da Baixada conseguiu o gol do empate, no momento em que a torcida do Defesa Civil gritava “eu acredito”, numa referência ao fato do time estar com um jogador a menos. Logo após, o time da Baixada faz o segundo gol e vira a partida.
Com um esquema tático muito melhor, a partir daí, o Aeroporto Velho começa a administrar o jogo, conseguindo até ampliar o placar marcando mais dois gols, com destaque para o camisa 10, Anderson, que marcou três gols e foi o considerado o craque da partida.
Preliminar
A final do III Copão Comunitário foi marcada por muitas emoções. Além do show do cantor Álamo Kário, também teve uma partida preliminar entre os parceiros na realização do Copão, os times da Associação Comercial do Acre (Acisa) e União das Associações de Moradores (Umarb), onde a Acisa goleou por 4 a 0.
Premiação
Houve também a apresentação da Musa do Copão, Luana Moraes, do Residencial Mutambo; as premiações ao artilheiro da competição, o jogador Lucas, do Montanhês, que marcou quinze (15) gols, e ao melhor goleiro, o Ednardo, do Defesa Civil; e também o sorteio de uma moto, oferecida pelo empresário Osvaldo Dias, do Grupo Star Motos, cujo ganhador foi o torcedor Alisson Costa, do bairro Vila Acre.
Parceiros comemoram sucesso da competição
O III Copão Comunitário, organizado pela prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), contou com o importante apoio da Associação Comercial do Acre (Acisa) e da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb).
O presidente da Acisa, o empresário Jurilande Aragão, lembrou a importância do evento, destacando que os empresários que apoiam a competição conseguem dar mais visibilidade as suas empresas e aos seus produtos. “Todos só tem a ganhar”, faz questão de dizer.
O presidente da Umarb, Gilson Albuquerque, por sua vez, parabenizou a prefeitura de Rio Branco pela realização do Copão, festejando o incentivo à pratica esportiva para a juventude e a união entre todos os bairros de Rio Branco.
O prefeito Marcus Alexandre, ao falar sobre a realização do Copão, destacou que as duas equipes que entraram em campo no último sábado são vencedoras porque ultrapassaram diversas dificuldades, inclusive deixando para trás outras 130 equipes que caíram ao longo da competição. “Esse é um importante incentivo que damos ao futebol em nossa cidade. Futebol que já foi muito glorioso”, afirmou.
Árbitros da partida
Árbitro Principal – Springd Mendes
Assistente 1 – Mário José
Assistente 2 – Fábio Nascimento
4º árbitro – Stanley Kennedy
A campanha do Aeroporto Velho
A equipe do Aeroporto Velho realizou onze jogos, vencendo nove, empatando um e sendo derrotado em outro. Marcou trinta (33) gols pró e outros dezesseis (16) contra, tendo um saldo de dezessete (17) gols. Por isso, a equipe da regional da Baixada possui a melhor campanha da competição.
A campanha do Defesa Civil
A campanha do Defesa Civil II também foi muito positiva. Dos onze jogos realizados foram oito (8) vitórias, um (1) empate e duas (2) derrotas. O time da regional Tancredo Neves marcou dezenove (19) gols pró e nove (9) gols contra, com um saldo de dez (10) gols, com o goleiro da equipe sendo escolhido o melhor da competição.