O governador do Acre, Sebastião Viana (PT), deu posse, no fim nesta quarta-feira, 16, à nova secretária adjunta de Atenção à Saúde. Marize Barbosa Lucena, ex-chefe da Vigilância Sanitária, que vai assumir o posto deixado na semana passada pela médica Paula Mariano, que até então era o braço direito do titular da pasta, Armando Melo.
Marize terá como meta administrar os atos ligados às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um trabalho que precisa de todo o apoio dos integrantes da rede de saúde, porque trabalhar nessa área é um compromisso solidário de contribuir na melhoria de qualidade de vida da nossa população”, declarou em entrevista à imprensa pública.
LEIA MAIS:
Testemunhas são ouvidas pela Justiça Federal durante nova etapa da Operação G7
A Atenção à Saúde é voltada à aplicação de políticas públicas de saúde em todo o estado, além da própria vigilância em saúde. É um trabalho de assistência técnica em toda a rede pública.
HISTÓRICO JUDICIAL
Marize Lucena é uma das testemunhas de defesa da Operação G7, desencadeada pela Polícia Federal (PF) em 2013. Ela testemunhou em defesa do sobrinho do governador Sebastião Viana, o ex-servidor da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Tiago Viana, que foi investigado por suspeita de participar de um esquema que fraudava licitações públicas. O processo foi encerrado e Tiago, inocentado pela Justiça Federal.
Além disso, Marize, também na Justiça Federal, responde processo por ter praticado crime contra o meio ambiente ao patrimônio genético. O crime foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) e está sendo coordenado pelo juiz federal Moisés da Silva Maia, da 2ª Vara Federal no Acre.