Jairo Barbosa
O sistema de ar condicionado do setor de hemodiálise do Hospital das Clínicas está quebrado ha três semanas, e os pacientes que realizam tratamento no setor estão enfrentando problemas para concluírem as sessões diárias por causa do calor. Com vinte e oito máquinas na sala, sem a refrigeração adequada, o local acumulava uma grande onda de calor que tem prejudicado o trabalho dos profissionais da saúde e o tratamento dos pacientes.
A denuncia foi feita nesta quinta feira pela presidente da Associação das Pessoas que realizam hemodiálise, Berenice Souza, que resolveu tornar publico a situação, mesmo depois de ter sido advertida pela direção do HC para que não relatasse o fato á imprensa.
Berenice contou que diretores do hospital proibiram funcionários e pacientes de falarem publicamente sobre o problema, mas diante da situação, ela resolveu quebrar o silencio.
“Não tem como a gente fazer tratamento numa sala que parece o inferno”, disse ela, fazendo um comparativo ao calor. Ela ainda relatou que hoje a secretária da saúde do estado, Suely Melo, esteve no hospital e que tentou falar com a mesma, mas não conseguiu.
“Eu me dirigi a ela e disse que queria conversar. Ela pediu que eu aguardasse que voltaria para falar comigo, mas foi embora sem me atender”, denunciou. Ainda segundo Berenice, a direção do HC informou estaria tentando solucionar o problema, mas não deu previsão para quando o equipamento será consertado.