Cerca de 600 indígenas de 18 etnias, divididos em dois grupos fecham a BR-174 desde a manhã da última segunda-feira, 27, em dois pontos entres os município de Vilhena (RO) e Comodoro (MT).
O primeiro bloqueio acontece desde a manhã de segunda-feira, 27, a 30 quilômetros de Comodoro, no Rio Novas, onde há cerca de 300 índios daquele município pintados e armados para guerra, mantêm a rodovia fechada.
Já nesta terça-feira, 28, uma caravana com índios vindos da região de Juína fecharam a BR-174, na ponte sobre o Rio Mutum, a cerca de 50 quilômetros de Vilhena. Os indígenas reivindicam o fim da Portaria 303/2012 baixada pela Advocacia Geral da União (CGU), que permite intervenções e remarcações de terras indígenas.
Os índios pedem ainda pela melhoria no atendimento de saúde indígena e agilidade na aprovação do estatuto do Índio. A Rodovia seria liberada, das 12 as 14h00 para tráfego de veículos de passageiros e alimentos perecíveis, após este horário estará fechada novamente por tempo indeterminado.
*Com informações do Extra de Rondônia