A juíza da 1ª Zona Eleitoral Maha Kouzi Manasfi e Manasfi, recebeu neste final de semana, pedido de reconsideração dos advogados do Ibope – Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA, para que a divulgação do resultado da pesquisa suspenso no dia anterior pela magistrada fosse autorizada.
A pesquisa foi suspensa após ação protocolada pelo PSDB, que questionava a metodologia utilizada pelos pesquisadores. Em caráter liminar, a suspensão fundou-se no seguinte fator, conforme decisão publicada pela juíza: “A Justiça Eleitoral – no uso legítimo de seu mister constitucional – apresenta-se como um mediador imparcial no jogo político-democrático e bem por isso deverá desempenhar seu papel fiscalizatório, sempre primando a favor do eleitor (e da soberania popular) – que cada vez mais exige respeito – e da higidez legítima do processo eleitoral.”
Na manhã deste domingo, 19, a magistrada encaminhou o pedido de reconsideração ao Ministério Público Eleitoral para análise a ser feita pelo promotor eleitoral, que possui um prazo de 24 horas para manifestar-se. Após o retorno dos autos, a juíza deverá decidir sobre o pedido, o que ocorrerá entre terça, 21, e quarta-feira, 22.