A partir desta sexta-feira (27), a Secretaria Estadual de Saúde vai reforçar atividades de prevenção e orientação sobre as hepatites virais. Amanhã, o dia D, serão realizados oferta de vacinas, testes rápidos, palestras educativas e distribuição de preservativos. O trabalho visa à imunização contra a hepatite B entre jovens até 29 anos e populações vulneráveis e incentivo ao teste rápido para as hepatites B e C.
Na capital, a vacinação e o teste rápido serão feitos na UPA do Segundo Distrito e na UPA do Tucumã. Também serão distribuídos folhetos educativos com informações sobre a doença, transmissão e prevenção.
O Programa Estadual de Hepatites Virais distribuiu 10 mil testes rápidos para os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Rio Branco, para a unidade do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Huerb.
As hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica do fígado, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado. O vírus é de 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o HIV.
Segundo o Ministério da Saúde, em dez anos, de 1999 a 2009, foram confirmados no Brasil 284 mil casos dos cinco tipos de hepatite (A, B, C, D e E), sendo os mais comuns os três primeiros tipos. No mesmo período, 20.073 mortes foram registradas, 70% delas devido à hepatite C, a mais agressiva.
Da redação, com informações da Agência de Notícias do Acre