O governador Tião Viana esteve ontem entregando mais três ruas no município de Feijó, na região central do Estado do Acre. Elas fazem parte do projeto carro chefe do governo conhecido como: Ruas do Povo. A promessa é zerar o déficit de pavimentação de ruas até 2014. Do papel para a prática a realidade é muito diferente. O programa em seu primeiro ano não conseguiu chegar às áreas mais carentes, principalmente em Rio Branco, onde a demanda é maior.
Aonde a máquina pública não conseguiu atingir a reclamação é geral. Nos loteamentos então, além da falta de estrutura elaborada pelos projetos irregularidades executados com aval da prefeitura de Rio Branco, as comunidades correm contra o tempo e se viram como podem para garantir trafegabilidade com a chegada do inverno.
A reportagem flagrou um desses episódios no Loteamento Sol Nascente. A principal travessa sem nome que liga o bairro ao outro loteamento de nome Belo Morada, no mesmo eixo, estava sendo recuperada pelos moradores que literalmente, vem metendo a mão na massa.
– Se a gente não tapar os buracos feitos pelas chuvas, mês que vem já não conseguimos andar mais por que não vai dar – disse seu Antônio Antunes, que com a ajuda do filho, tampava o maior buraco da rua.
A situação das demais travessas é bem pior. Entulhos se acumulam junto com matagais que dão até medo. A Associação de Moradores foi desestruturada após um insucesso de uma ação movida pelo Ministério Público contra a Imobiliária e o município.
– Do que ficou acordado apenas a coleta de lixo vem sendo feita de forma precária. Assim mesmo, no inverno, o caminhão não entra nas ruas. A única caixa coletora que tinha na entrada do bairro foi levada – acrescentou seu Antônio.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]