Foi consumado nesta terça, 15, a reversão total do o abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital para as mãos do Estado do Acre. O contrato de programa, documento que oficializa a reversão, foi assinado na tarde desta terça-feira, 15, no Gabinete Civil, pelo governador Sebastião Viana e prefeito Raimundo Angelim.
O ato realizado na Casa Civil foi última etapa do processo de transição, que foi acompanhado de forma criteriosa pelas procuradorias gerais do Estado e do Município. A assinatura do contrato de programa foi precedida por uma audiência pública onde a sociedade civil organizada foi consultada sobre o processo de transferência do sistema de abastecimento e esgotamento para o governo.
Atualmente 30% da cidade é atendida com rede de esgoto. A meta de Sebastião Viana é entregar até julho de 2014 a ampliação para 80% de cobertura.
A reversão do Saerb para o Depasa causou um imbróglio político entre os representantes do governo e da oposição. Os casta oposicionista chegou a dizer que a ida do Saerb para o Estado era um duro golpe na municipalidade, pois o governo do Estado não via com bons olhos a ascensão da oposição ao poder, com uma provável vitória do tucano Tião Bocalon sobre o candidato da Frente Popular, Marcus Alexandre. Para os oposicionistas, O serviço de tratamento de água esgoto na mão de Sebastião Viana siginificaria um trunfo político.
Da Redação ac24horas.com