O projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco, com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo os problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2012, o Criança Esperança está apoiando 114 projetos, beneficiando mais de 30 mil crianças e adolescentes.
Entre os projetos apoiados está o “Oportunidade e Dignidade, idealizado pelo Instituto Feijó, que atende cerca de 840 jovens feijoenses com cursos profissionalizantes, como artesanato, gestão ambiental, informática, dentre outros. “Muitas pessoas não acreditavam, diziam que o Criança Esperança iria ver uma entidade num município como o nosso”, disse Antônio Jarbas, presidente do Instituto.
Logo após a campanha, a Rede Globo exibe, nos intervalos dos seus jornais, os projetos que foram contemplados para mostrar as atividades realizadas com os recursos arrecadados e divulgar o trabalho da instituição contemplada. É uma forma de prestação de contas e de agradecer os doadores.
Todos os anos, são escolhidos dez projetos para participar da série Minuto Criança Esperança em cada região brasileira. O projeto “Oportunidade e Dignidade” foi um escolhidos para representar os projetos da Região Norte.