Segundo a Universidade Federal do Acre (Ufac) das 2.050 vagas oferecidas pela instituição, 1.641 foram preenchidas por candidatos acreanos que fizeram o último vestibular. Isso significa que, 80% das vagas foram ocupadas por pessoas do Acre.
Segundo o Ufac, após ser encerrada a quinta chamada para as matrículas, foi possível preencher as vagas de todos os cursos do campus de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul. O curso de bacharelado em medicina, objeto central das discussões, obteve 12 candidatos acreanos matriculados: três a mais em comparação com o resultado do vestibular de 2011 da universidade.
A demora no preenchimento das vagas ocorreu pela adesão da universidade ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério no processo seletivo do ano de 2012.
O curso com maior número de matriculados naturais do estado, no Campus Rio Branco, foi o de bacharelado em nutrição, com 94% de suas vagas preenchidas por acreanos. Já no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, o curso de bacharelado em enfermagem obteve 90% das vagas preenchidas por acreanos.