Milhares de pessoas aguardaram a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador do Acre, Sebastião Viana, no Complexo Industrial do Peixe, espaço localizado no quilômetro 30 da BR-364, sentido Rio Branco/Porto Velho. No local, cerca de 2 mil pessoas participaram do ato de abertura do III Encontro de Piscicultores do estado que contou também com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, e do governador do Piauí, Wellington Dias.
Entre tantos participantes, Alexandre Maciel, morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri (AC), veio a Rio Branco especialmente para ver de perto o ex-presidente. Além disso, o jovem, de 24 anos, comentou que vai levar do encontro experiências que podem ajudar nos projetos desenvolvidos na reserva em que reside.
“Hoje eu vou ver o Lula e tenho certeza de que esse encontro só vai ajudar mais e mais os criadores de peixe. Nós somos muitos. O Lula é um grande parceiro do Acre e é por isso que ele está aqui. Ele ajudou e muito na criação de políticas públicas que beneficiassem os trabalhadores do campo, tanto que hoje estmaos aqui, na cidade, pudendo compartilhar conhecimento”, comentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Segundo o governo do estado, durante o evento, os produtores terão a oportunidade de acompanhar o funcionamento das três indústrias que compõem a Peixes da Amazônia – Frigorífico de Processamento de Peixes, Fábrica de Rações e Centro de Produção de Alevinos.