Salomão Matos,
da redação de ac24horas
A prefeita da cidade de Brasiléia no Acre, Leila Galvão (PT), demonstrando preocupação com o nível do Rio Acre que vem subindo nós últimos dias, se reuniu com gestores de algumas secretarias (Saúde, Obras, Ação Social, Vigilância Sanitária, Esporte, Educação), Polícia Militar, Bombeiros e Detran, em se gabinete na manhã desta sexta-feira, dia 17.
Com as notícias nada boas vindo da cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, onde o nível atingiu a cota de transbordamento alcançando bairros e desabrigando cerca de 300 pessoas, fato esse nunca registrado na cidade.
Já a situação ainda é preocupante no lado peruano, onde o vilarejo de Iñapari teve 95% da área urbana tomada pelas águas, desabrigando cerca de 3000 pessoas e o Rio continuou subindo durante a noite.
Com essas notícias, acredita-se que esse volume possa chegar na cidade de Brasiléia durante o dia deste sábado, dia 18, na segunda noite de Carnaval. Durante a reunião, ficou decidido manter a programação, mas, com ressalvas.
Foi decido que os setores já alertados, criassem um plano de ação caso venha acontecer o transbordamento do Rio. Os bairros mais baixos: Olegário Grança, Cageacre e Rua Marechal Deodoro em Brasiléia, já estão sendo monitorados. Na cidade de Epitaciolândia, seria o Beira Rio, localizado às margens.