A cidade de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, será atendida pelo mutirão da documentação, realizado pelo Ministério Desenvolvimento Agrário juntamente (MDA), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A atividade acontece entre os dias 11 e 12 de abril e 15 e 16 de abril.
As trabalhadoras do campo poderão tirar a 1ª e 2ª vias da certeira de identidade, certidão de nascimento e carteira de trabalho, além do CPF e da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Ainda no local, as mulheres terão à disposição palestras e serviços de fotografia e de cópia de documentos.
Proposto pelo MDA, o projeto conta com a parceria do Instituto de Identificação, Polícia Civil, Ministério do Trabalho e Emprego, Instituto Nacional do Seguro Social, prefeitura da cidade, Secretaria de Ação Social, Instituto Chico Mendes e da ONG SOS Amazônia.
A atividade acontece na Comunidade Foz do Breu, na Escola Enertino Rodrigues Ferreira, das 08h às 16h. E, ainda, entre os dias 15 e 16 de abril, na Comunidade Restauração, nas dependências da Escola Zilda Vasconcelos, das 08h às 16h.
Segundo o MDA no Acre, criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, uma vez que possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação.