Jairo Carioca e Salomão Matos
da redação de ac24horas
[email protected]
O prefeito Raimundo Angelim decretou na manhã de hoje, situação de emergência. O Rio Acre registra 16m22 e mais de 300 famílias estão desabrigadas. A situação é mais grave no bairro do Taquari e adjacências, onde desde ontem, centenas de moradores estão enfrentando dificuldades para retirarem seus pertences e se mudarem para o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
O prefeito faz uma visita as 11 horas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A visita será acompanhada pelos vereadores da Câmara Municipal que devem suspender o grande expediente para acompanhar o trabalho em benefício das famílias desabrigadas.
A Defesa Civil Estadual no Acre, informou em seu boletim diário, [leitura feita na régua de monitoramento as 6h da manhã desta quinta-feira], que o nível do rio Acre ultrapassou a cota registrada no final do ano passado (16,16m) e já mede em sua calha mais profunda 16,22m, fazendo a água avançar ainda mais nos bairros da parte baixa da cidade como Taquarí, Seis de Agosto, Baixada da Sobral. Adalberto Sena, Airton Sena, Cadeia Velha e Cidade nova.
No interior do estado, a enchente também ganhou força no município de Sena Madureira e fez transbordar o rio Yáco que está com seu volume de água marcando 16,12m, acima 1,00m da cota considerada de transbordamento.
Em Cruzeiro do Sul o nível do rio Juruá continua estável mas se mantém acima da cota considerada de alerta e seu nível de água está com 12,60m.