Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]
A Defesa Civil Estadual no Acre, divulgou na manhã desta quarta-feira (15), um novo boletim informativo sobre o nível dos rios no Estado e a ponta que o rio Acre subiu quase um metro nas últimas 24 horas, marcando agora 15,66m, fazendo avançar a água ainda mais nos bairros da parte baixa da capital acriana.
O bairro Taquarí por exemplo, encontra-se completamente embaixo d´agua e a situação não é diferente nos bairros Seis de Agosto, Adalberto Sena, Cidade Nova, Cadeia Velha e Baixada da Sobral.
Até ontem a tarde, 60 famílias encontravam-se nos abrigos improvisados no parque de Exposições Marechal Castelo Branco, no Segundo Distrito da capital do Acre, mas o número de desabrigados é muito maior, tendo em vista que a grande maioria das pessoas deixam seus imóveis por conta própria e se instalam em casas de parentes e amigos.
A todo instante os carros do governo trazem para o Parque de Exposições mais famílias expulsas de suas casas pela enchente e os números de emergência 193 e 190 do Centro Integrado de Operações Policiais- Ciosp, onde concentra os pedidos de socorro não param de tocar.
A previsão é que a enchente do rio Acre ganhe ainda mais força nas próximas horas, pois o nível do principal afluente Riozinho do Rôla, recebeu muita água e está acima da cota de transbordamento, medindo 16,70m esta manhã.
Pelas projeções de monitoramento da Defesa Civil, que acompanha a evolução do manancial desde 1971, já estima-se que as pessoas que residem nas áreas consideradas de risco e ainda não saíram de casa podem se preparar para deixar os seus imóvel.
Veja como está a situação do nível dos rios que banham o estado do Acre:
Rio Yáco em Sena Madureira- 15,10m (situação de alerta)
Rio Juruá em Cruzeiro do Sul- 12,14m (situação de alerta)
Rio Acre em Rio Branco- 15,66m (situação de transbordamento)
Rio Tarauacá em Tarauacá- 6,42m (situação normal)