O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual tem orientado as famílias para que elas não retornem para as residências afetadas pela enchente do rio Acre. Segundo os órgãos, apesar da vazante, o rio ainda pode apresentar leve subida no nível e atingir novamente as moradias.
Além disso, segundo reportagem da Agência Acre, os locais deverão passar pelo processo de limpeza e desinfecção, para evitar que as pessoas sejam contaminadas com possíveis doenças. O solo e as edificações também precisão passar por vistorias de segurança.
As fiações elétricas também serão verificadas pela Eletrobras antes da religação de energia. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roney Cunha, explica que a previsão para que todas as famílias, tanto as desabrigadas como as desalojadas, possam voltar para casa somente no fim de março.
“Pedimos paciência às pessoas afetadas. Sabemos que todos querem voltar para suas casas, mas, por questão de segurança, pedimos que aguardem mais um tempo para que ninguém esteja exposto a nenhum perigo”, informa.