A cidade de Brasileia, distante 233 quilômetros da capital Rio Branco, localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, no Estado do Acre, está há mais de 12 horas sem comunicação por telefone, internet. Além disso, serviços de energia elétrica também podem ser suspensos nas próximas horas, caso o Rio Acre, que banha a cidade, continue a subir.
Homens da Defesa Civil do Estado seguiram para a cidade ainda na sexta-feira, 20, para ajudar os populares que tem sido atingidos por uma nova enchente. Eles trabalham com a manutenção de contato, avaliando a extensão do alagamento e instalando novas réguas de medição do Rio Acre.
O Rio Acre, na capital Rio Branco, marca, segundo medição realizada pela Defesa Civil Municipal às 9h deste domingo, 22, o nível de 13,84m, ultrapassando a cota de alerta da cidade, que é de 13,50m, portanto 34 centímetros a mais.
Ainda no sábado, 21, após medição realizada no início da noite, ficou constatado que o manancial já estava marcando 13,03m, portanto, em menos de 12h, o rio acabou subindo cerca de 80cm, acréscimo considerável se levado em conta as demais subidas no interior.