O último dia da Comic Nerd 2025 foi marcado neste domingo, 09, por homenagens ao criador de Dragon Ball Z, Akira Toriyama, e pela presença de convidados nacionais que movimentaram o público no Gran Reserva, em Rio Branco (AC). Durante o evento, fãs e cosplayers prestaram uma homenagem ao lendário mangaká Akira Toriyama, criador de Dragon Ball Z. Um grande painel foi montado no espaço da Comic Nerd 2025 para que o público deixasse mensagens, assinaturas e desenhos em tributo ao artista, falecido em março de 2024.
O repórter do ac24horas, David Medeiros, acompanhou as atrações e conversou com o cosplayer Breno Costa, que interpreta o personagem Kuririn, e com o dublador oficial do personagem no Brasil, Fábio Lucindo, além do secretário de Indústria e Tecnologia do Acre, Assur Mesquita.

Foto: David Medeiros
O cosplayer Breno Costa, que participa de eventos em todo o país, destacou a estrutura e a organização da Comic Nerd. “Olha, um evento maravilhoso, que eu achei assim, com uma estrutura ímpar, né, muito organizado, climatizado, com pessoas muito educadas, os staffs super bem informados, atenciosos. É um evento muito bom, que trouxe outras atrações, além de mim, de muito peso, né, como o pessoal de Dragon Ball que veio pra cá, os dubladores. Eu faço cosplay há aproximadamente 10 anos. Comecei com 31 anos de idade, hoje eu tô com 41”, ressaltou.
Interpretando Kuririn, um dos personagens mais queridos de Dragon Ball, ele contou que a escolha tem relação com sua própria história pessoal. “O Kuririn foi um dos personagens que eu abracei por primeiro, num período que eu estava aceitando a minha calvície, eu disse, não, eu quero passar de calvo pra careca. Aí raspei tudo, se quer saber, eu que já faço cosplay, agora eu vou começar, há uns 3 anos atrás, né, vou pegar todos os personagens que eu gosto, careca, e vou começar a representar. Aí o Kuririn foi um dos primeiros que eu comecei a fazer”, acrescentou.
Diretamente de Belém do Pará, Breno comentou sobre o impacto da COP 30 na cidade e a valorização da cultura cosplay na região. “O Kuririn vai estar voltando pra COP 30 amanhã, né? Amanhã eu já tô de volta à minha terra. E é sempre bom estar ali pelos arredores, né, pra ver na área verde, como eles chamam lá, que a gente pode ter acesso, né, pra ver como as coisas estão. Mas é bom ver que a COP 30 também trouxe muitas coisas boas pra nossa cidade, né, infraestrutura e tudo mais. E o cosplay hoje em dia é super bem aceito lá, porque nós até fundamos o dia estadual do cosplay, que é dia 18 de novembro”, ressaltou.

Foto: David Medeiros
Na sequência, o repórter conversou com o dublador Fábio Lucindo, voz de personagens icônicos como Kuririn, Ash Ketchum (Pokémon) e Ichigo (Bleach), que elogiou o público acreano. “Tô gostando demais, pessoal, muito animado, muito receptivo, muito caloroso em todo sentido. Embora hoje seja mais tranquilo, mas tô adorando, é incrível”, destacou.
Lucindo participou dos dois dias de evento e brincou com o repórter sobre as iguarias locais. “Não, o quibe de arroz não, tô indo atrás dele, mas esse tô atrás”, respondeu, rindo, ao ser perguntado sobre as comidas típicas.

Foto: David Medeiros
O secretário de Indústria e Tecnologia, Assur Mesquita, responsável pela realização do evento junto ao governo do Estado, avaliou positivamente os resultados da Comic Nerd 2025. “Gratidão em nome do governo Acre, que toda a população aderiu ao evento. Os jovens de todas as idades, como eu falei, estão vendo um evento pra família, pais com seus filhos, crianças, jovens, enfim. E o dia de hoje, é o último dia, mas é um dia que ainda tem muita atividade, até as 10 horas tem muita atividade. Acabando o Enem, a turma deve vir mais em peso, hoje foi um dia que teve o Enem, e também acabou competindo um pouco com o evento. Mas, vocês estão vendo aqui, está bem prestigiado. Enfim, acho que a sensação é de dever cumprido. Toda a equipe do governo estadual que participou diretamente na realização, a equipe dos parceiros como a Anac Nerd, o IMA, todos os parceiros realmente privados que também apoiaram. Acho que é uma sensação de gratidão. Os empreendedores venderam bastante, estão vendendo ainda, ainda vai vender muito hoje ainda. Então, enfim, acho que foi completo e deixou a marca aqui, vamos dizer assim, de inspiração, como eu tenho falado, para a economia criativa, a cultura para a jovem, a tecnologia deixou a inspiração para facilitar a ação das instituições que querem o desenvolvimento do Estado do Acre”, finalizou.
Assista ao vídeo:


















