O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), afirmou na manhã deste sábado (8) que o Acre poderá ter um reforço financeiro do partido para as campanhas eleitorais de 2026, especialmente em torno das pré-candidaturas de Alan Rick ao governo do Estado e de Mara Rocha, pelo desempenho de ambos nas pesquisas de intenção de voto.
A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, onde Pereira desembarcou acompanhado de lideranças nacionais da legenda, entre elas a senadora Damares Alves (Republicanos/DF) e a ex-ministra Cristiane Britto. O evento antecedeu a cerimônia de filiação de Alan Rick ao Republicanos.
Segundo o dirigente, a definição dos valores destinados aos estados dependerá do montante do fundo eleitoral aprovado pelo Congresso Nacional. “É óbvio que eu não saberia dizer agora quanto poderá ser disponibilizado para o Acre, para São Paulo ou para o Rio Grande do Sul, porque ainda não sabemos qual será o valor total do fundo”, explicou.
Pereira lembrou que o governo federal encaminhou proposta de R$ 1 bilhão para o fundo eleitoral de 2026, mas a Comissão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) alterou o valor para R$ 4,9 bilhões — o mesmo das últimas eleições. “Isso ainda precisa ser mantido no plenário, na LOA, e eu não tenho dúvidas de que o presidente Lula deverá vetar, como fez no ano passado. Depois disso, o Congresso poderá derrubar o veto”, afirmou.
O presidente do Republicanos destacou, porém, que o desempenho dos pré-candidatos no Acre coloca o estado em posição de destaque na distribuição dos recursos da sigla. “Quando você tem uma candidatura competitiva, como a de governo do Estado ou de Senado, e um partido com dois deputados federais e três estaduais num estado com representação pequena, o olhar sobre os recursos será feito com deferência e atenção. Seguramente será tratado com relevância e merecimento”, disse.
Pereira também citou o fortalecimento do partido no Acre com as filiações recentes de Mara Rocha e agora de Alan Rick. “O estado ganha força desde a filiação da Mara no início do ano e, sobretudo, com a filiação do nosso pré-candidato ao governo do Estado”, concluiu.
O evento de filiação de Alan Rick ao Republicanos acontece no Ginásio do SESC, em Rio Branco, a partir das 16h00. Estarão presentes, além do presidente do partido, a senadora Damares Alves (Republicanos/PR), a ex-ministra da Mulher, Cristiane Britto, o deputado federal Marcos Pereira (SP), o deputado federal Carlos Gomes (RS) e o secretário de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Milton Vieira. O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, deve participar remotamente.


















