Uma estação de energia em Marituba (PA) foi ameaçada por integrantes do Comando Vermelho nesta quinta-feira (6), segundo denúncia da concessionária Verene Energia ao governo federal. Criminosos teriam exigido que os funcionários interrompessem obras e operações após as 15h, levando a empresa a alertar que o episódio representa risco à realização da COP30, que começa na próxima segunda-feira (10) em Belém.
No comunicado enviado ao Ministério de Minas e Energia, à Aneel e à Polícia Federal, a Verene afirmou que a segurança da subestação é “vital para o sucesso do evento internacional e para o fornecimento de energia na região”. Outro consórcio que atua nas proximidades também recebeu ameaças e suspendeu as atividades por precaução, segundo reportagem do O Globo.
Após o alerta, o ministro Alexandre Silveira acionou o Ministério da Justiça e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para reforçar a proteção da área. Ele destacou a necessidade de conter ataques criminosos contra o Sistema Elétrico Brasileiro, especialmente às vésperas da conferência climática.
O Ministério da Justiça confirmou as ameaças e informou que elaborou um relatório de inteligência, já encaminhado à PF, Abin e às forças de segurança do Pará. A pasta afirmou ter iniciado investigações imediatas e ressaltou que a subestação de Marituba é considerada infraestrutura crítica do sistema elétrico nacional.


















