O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou durante a abertura da Cúpula de Líderes pré-COP30 e destacou a necessidade de urgência na ação climática e de que as políticas públicas e os governantes tenham como foco este tema.
“Forças extremistas fabricam inverdades para obter ganhos eleitorais e aprisionar as gerações futuras a um modelo ultrapassado que perpetua disparidades sociais e econômicas e degradação ambiental. Rivalidades estratégicas e conflitos armados desviam a atenção e drenam os recursos que deveriam ser canalizados para o enfrentamento do aquecimento global. Enquanto isso, a janela de oportunidade que temos para agir está se fechando rapidamente”, destacou o presidente.
“A COP30 será a COP da verdade. É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la”, disse Lula.
“A humanidade está ciente do impacto da mudança do clima há mais de 35 anos, desde a publicação do primeiro relatório do IPCC. Mas foram necessárias 28 conferências para que se reconhecesse pela primeira vez, em Dubai, a necessidade de se afastar dos combustíveis fósseis e de parar e reverter o desmatamento. Foi preciso um ano adicional para que se admitisse, em Baku, a perspectiva de ampliar o financiamento climático para um trilhão e trezentos bilhões de dólares”, disse.
Lula acrescentou: “Belém honrará os legados das COPs 28 e 29.”
O presidente ainda destacou que é preciso superar dois descompassos para lidar com a crise climática: a desconexão entre as discussões que ocorrem nos salões diplomáticos e o mundo real e a falta de compasso entre o contexto geopolítico e a urgência da crise climática.
O presidente discursou durante a abertura da Cúpula de Líderes, evento pré-COP que tem início nesta quinta-feira (6), em Belém, no Pará. O encontro, que se estende até sexta-feira (7), reúne chefes de Estado e líderes globais e marca o início político das discussões climáticas.
A cúpula de Líderes deve definir o tom das negociações que ocorrerão na COP30 durante as próximas duas semanas.


















