Menu

Acreano gasta em média por dia 168 litros de água, aponta Instituto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil revelou que o Acre registrou, em 2023, um consumo médio de 168,11 litros de água por habitante por dia, de acordo com estimativas ajustadas de consumo. Os dados integram o estudo “Demanda Futura por Água em 2050: Desafios da Eficiência e das Mudanças Climáticas”, que projeta cenários para o uso dos recursos hídricos nas próximas décadas. O índice está acima da média da região Norte, que foi de 158,52 litros diários per capita, e próximo da média nacional, estimada em 171,91 litros por pessoa.


De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA), o consumo observado no Acre foi de 70,95 litros diários per capita, totalizando 22,14 milhões de metros cúbicos de água consumidos no estado durante o ano. Já o cenário de consumo esperado — que considera o acesso universal ao abastecimento e ajustes de perdas — aponta um total de 52,46 milhões de metros cúbicos, com aumento expressivo no volume médio por pessoa.

Publicidade


Com 854.943 habitantes, o Acre representa uma pequena parcela da população da região Norte, estimada em 17,9 milhões de pessoas, mas segue a tendência nacional de aumento no consumo de água, impulsionado pelo crescimento urbano e pelo acesso ampliado aos serviços de abastecimento.


O estudo mostra que o Brasil consumiu 9,97 bilhões de metros cúbicos de água em 2023, com média de 131,5 litros por habitante por dia. Quando considerados apenas os brasileiros com acesso à rede de abastecimento, a média sobe para 163 litros diários. A projeção de consumo corrigida — que inclui estimativas de municípios sem dados — eleva o volume total para 10,7 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 175,3 litros por pessoa.


No cenário de universalização do acesso à água tratada, o país deveria ofertar 13,03 bilhões de metros cúbicos por ano, um aumento de 30,7% em relação ao consumo atual. A diferença, de cerca de 3 bilhões de metros cúbicos, reflete a necessidade de expansão da infraestrutura hídrica e de políticas de eficiência para atender à população até 2050.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido