Menu

Avião tecnológico mapeia o subsolo do Tocantins em busca de terras raras e metais preciosos

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um avião equipado com sensores de alta tecnologia está realizando um mapeamento geológico em cidades do sul e sudeste do Tocantins para identificar áreas com potencial para mineração. A aeronave capta variações no campo gravitacional, radiação e magnetismo do subsolo, permitindo localizar regiões com presença de minerais valiosos.


Coordenada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a pesquisa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com investimento de R$ 10,5 milhões. No Tocantins, a base operacional fica em Porto Nacional, e os trabalhos, conduzidos pela empresa LASA Prospecções S.A. (Xcalibur Smart Mapping), começaram no fim de outubro e devem seguir até dezembro de 2025.


Segundo o geólogo Sanclever Freire Peixoto, da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), o levantamento abrangerá 20 municípios. Ele explica que a equipe é formada por pilotos, geofísicos, geólogos e especialistas em processamento de dados. O avião voa a cerca de 100 metros de altura e possui sensores instalados na cauda para coletar informações das áreas sobrevoadas.

Publicidade


Foto: Reprodução

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, o Tocantins é prioridade devido ao seu alto potencial geológico. O último levantamento aerogeofísico nacional foi realizado em 2015.


Os dados obtidos irão orientar o planejamento urbano e ambiental dos municípios, indicando tanto áreas favoráveis à mineração quanto zonas que devem ser preservadas.


O projeto faz parte do Plano Nacional de Mineração 2030/2050, do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) e do Plano Plurianual da União (PPA), que visam aprimorar o conhecimento sobre o subsolo brasileiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido