Menu

Megaoperação no RJ termina com 64 mortos, 81 presos e 93 fuzis apreendidos

Megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha tenta prender traficantes do Comando Vermelho • Reprodução/Redes sociais
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Rio de Janeiro divulgou, na noite desta terça-feira (28), o balanço final da megaoperação nos Complexos do Alemão e da Penha. Foram 64 mortos – 60 criminosos e 4 policiais -, 81 presos e 93 fuzis apreendidos.


Os trabalhos envolveram 2500 policiais civis e militares na maior operação da história do Rio de Janeiro, segundo divulgado pelo governo fluminense. O governador do RJ, Claudio Castro, anunciou que solicitou dez vagas para a transferência imediata de lideranças criminosas para presídios federais.


A Operação Contenção é resultado de mais de um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), e aconteceu nos complexos do Alemão e da Penha, que reúnem 26 comunidades. Mais de meia tonelada de drogas foi apreendida.

Publicidade


“A reação dos criminosos mostra que estamos no caminho certo. O Estado não vai recuar até prender as principais lideranças e devolver a tranquilidade à população. As forças de segurança continuam nas ruas, garantindo a volta para casa e a normalidade da vida dos cidadãos. Nosso compromisso é com a segurança da população e com o enfrentamento das lideranças criminosas”, disse o governador Claudio Castro.


Segundo as forças de segurança do Rio de Janeiro, os policiais envolvidos na operação utilizaram câmeras corporais portáteis, seguindo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).


Cenário de guerra


A megaoperação “Contenção” que deixou mais de 60 mortos, no Rio de Janeiro, mirando retaliar a facção criminosa Comando Vermelho, nesta terça-feira (28), causou impacto em todas as regiões. O centro ficou esvaziado em plena hora do rush, entre 18h00 e 19h00.


Imagens registraram a Avenida República do Chile, importante via na região central do Rio de Janeiro, esvaziada sem muito trânsito, com fluxo inesperado para o horário.


Lojas do shopping Rio Sul liberaram funcionário mais cedo para eles conseguirem se locomover, imagens mostram o comércio vazio no fim da tarde e início da noite.


Lojas fechadas em shopping do Rio de Janeiro • Rachel Amorim

Transferência de lideranças


O Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, disse que solicitou a transferência de 10 lideranças presas, todas com ligação com o Comando Vermelho, no estado para presídios federais. A declaração foi feita em uma publicação nas redes sociais na noite desta terça-feira (28).


Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (28), uma megaoperação contra o CV (Comando Vermelho) afeta os Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.


A ação levou a tiroteios entre a polícia e os criminosos da facção e criou cenas de “zona de guerra” na região, com incêndios, fumaça e até ataques com drones.


AGU barrou pedido de blindados ao Rio


A Advocacia-Geral da União elaborou em fevereiro um parecer no qual deu a fundamentação jurídica para as Forças Armadas rejeitarem o pedido do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, feito em janeiro deste ano para que fossem oferecidos blindados ao estado para serem utilizados na segurança pública.


O documento interno de seis páginas do governo federal, ao qual a CNN Brasil teve acesso, diz que “tal pedido apenas possui o potencial de se subsumir na hipótese do pedido de atuação das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido