Menu

Zé Lopes critica falta de planejamento para garantir abastecimento de água

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Zé Lopes (Republicanos) usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira, 22, para criticar a ausência de um plano efetivo da Prefeitura no enfrentamento à escassez de água que atinge diversos bairros da capital, especialmente na parte alta da cidade.


Durante seu pronunciamento, o parlamentar relatou ter solicitado informações à Prefeitura sobre a possível adesão ao programa de cisternas do Governo Federal e, após 60 dias de espera, recebeu uma resposta considerada insatisfatória.


“Solicitei à Prefeitura de Rio Branco informações sobre a adesão ao programa de sistemas do Governo Federal. Caso a resposta fosse afirmativa, perguntei em que estágio estavam as tratativas. Se negativa, pedi que informassem os planos de ação concretos, no curto, médio e longo prazo, para garantir o abastecimento regular de água. Sessenta dias depois, a resposta que recebi é de que a Defesa Civil desconhece qualquer adesão ao programa”, declarou Zé Lopes.

Publicidade


O vereador destacou que a solicitação foi encaminhada erroneamente pela Prefeitura à Defesa Civil, e não ao Saerb, órgão responsável pelo abastecimento de água no município. “Isso mostra o tamanho do descaso. A Defesa Civil atua em situações de urgência, com caminhão-pipa, mas não é o órgão indicado para responder sobre política de abastecimento”, criticou.


Segundo o documento apresentado pelo parlamentar, a Defesa Civil informou “desconhecer o interesse do poder público municipal em aderir ao programa de cisternas do Governo Federal” e, por isso, não pôde fornecer detalhes sobre cronograma ou planejamento.


Zé Lopes afirmou que a falta de organização e de políticas estruturantes agrava o sofrimento da população. “Falta água na parte alta, na Baixada, em Rosalina, e em diversos bairros da cidade. Assim como ocorre com o transporte coletivo e a habitação, a política de abastecimento é uma bagunça. Não sabemos se existe um plano real para resolver a questão da água em Rio Branco”, disse.


O vereador encerrou reafirmando seu compromisso com os moradores da capital. “Desde o início do mandato, tenho cobrado uma postura responsável da Prefeitura. Meu compromisso é com o povo de Rio Branco, e continuarei sendo a voz daqueles que sofrem com a falta de água nos bairros da cidade.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido