Menu

Maior navio de guerra da América Latina chega a Belém para segurança e defesa durante a COP30

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O navio-aeródromo multipropósito Atlântico, a maior embarcação de guerra da América Latina, retornou ao porto de Belém (PA) trazendo mais de 400 toneladas de equipamentos militares.


De acordo com a Marinha do Brasil, o material foi utilizado em treinamentos realizados na foz do Rio Amazonas durante a Operação Atlas, exercício conjunto das três Forças Armadas iniciado em 30 de junho e com término previsto para 6 de dezembro. O Atlântico também integra o Comando Operacional Conjunto Marajoara, criado pelo Ministério da Defesa para coordenar ações de segurança e defesa durante a COP30, que acontecerá em Belém em 2025.


Com 208 metros de comprimento — o equivalente a um prédio de 40 andares — o navio tem capacidade para transportar 432 tripulantes e receber até 1.400 militares em missão. Seu hangar e convés de voo permitem a operação simultânea de até 18 aeronaves.

Publicidade


Além de sua função estratégica em operações militares, o Atlântico é preparado para missões humanitárias, podendo atuar em resgates, apoio a desastres naturais e operações de paz.


Com o navio, a Marinha reforça a presença das Forças Armadas na Amazônia e amplia o aparato de segurança e logística voltado à COP30, um dos maiores eventos internacionais já realizados na região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido