A chegada de uma onda polar deve deixar o tempo instável neste domingo (19) em todo o estado do Acre, com chuvas a qualquer hora do dia, segundo o portal O Tempo Aqui. Em algumas regiões, as precipitações podem ser intensas e acompanhadas de temporais. O fenômeno também deve atingir o sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Leste e Sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a chegada da onda polar deve deixar o tempo instável, com chuvas desde as primeiras horas do dia e temperaturas amenas. Há alta probabilidade de chuvas fortes, com umidade relativa do ar variando entre 75% e 85% à tarde e entre 90% e 100% pela manhã. Os ventos devem soprar de sudeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas mais fortes em alguns momentos.
Centro e Oeste do Acre
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima deve permanecer instável, porém mais quente e abafado, com sol entre nuvens e chuvas pontuais que podem ser intensas em algumas áreas. A umidade mínima deve variar entre 55% e 65% à tarde, e a máxima, entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos a calmos, com rajadas moderadas vindas do sudeste e com variações de sul e leste.
Temperaturas previstas
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 19°C e 21°C, máximas entre 25°C e 27°C;
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 19°C e 21°C, máximas entre 24°C e 26°C;
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 20°C e 22°C, máximas entre 25°C e 27°C;
Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 20°C e 22°C, máximas entre 26°C e 28°C;
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 21°C e 23°C, máximas entre 29°C e 31°C;
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 30°C e 32°C;
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 30°C e 32°C.