Menu

Sindicato pede reforço na segurança contra “piratas” nos rios do Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) voltou a cobrar reforço na segurança dos rios do estado após o ataque a uma embarcação que transportava combustíveis na comunidade Costa do Jatuarana, no rio Amazonas. O incidente, ocorrido recentemente, reacendeu o alerta sobre a atuação de quadrilhas conhecidas como “piratas de rio”.


Em nota divulgada na sexta-feira (10), o sindicato afirmou que há mais de 10 anos vem apresentando propostas e realizando reuniões com órgãos estaduais e federais, alertando para o risco de explosões em comboios de combustíveis e os constantes confrontos com criminosos nas rotas fluviais da região.


Além de combustíveis, os ataques também atingem embarcações que transportam alimentos, como charque e açúcar, e bebidas alcoólicas, que são saqueadas e revendidas a preços baixos em municípios do interior. O Sindarma destacou que esses crimes agravam o impacto econômico e social sobre as comunidades ribeirinhas e o comércio local.

Anúncio


Durante reunião do Conselho da Indústria de Defesa da Amazônia (Condefesa Amazônia), no início do mês, o vice-presidente do Sindarma, Madison Nóbrega, reforçou a preocupação. Segundo ele, mesmo com o uso de escoltas armadas, as tentativas de ataque continuam diárias, oferecendo riscos de mortes, explosões, incêndios e danos ambientais graves.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido