A semana promete ser de tempo instável em todo o Acre, com previsão de chuvas fortes, ventanias e incidência de raios, segundo informações do portal O Tempo Aqui. Os temporais mais intensos devem ocorrer nesta terça-feira (14), quarta-feira (15) e domingo (19), com possibilidade de transtornos em áreas urbanas.
De acordo com o alerta meteorológico, há risco de inundações de ruas, transbordamento de córregos, queda de galhos e árvores, além de danos em edificações. A população deve redobrar a atenção durante os períodos de chuva intensa.
Apesar da instabilidade, o calor continua predominando no estado. As temperaturas mais altas estão previstas entre quinta-feira (16) e sábado (18), com máximas variando entre 34°C e 37°C. A sensação térmica, no entanto, deve ser ainda maior, devido à alta umidade do ar, provocando desconforto e aumento do suor, especialmente durante atividades físicas ao ar livre.
As noites também serão quentes, com mínimas entre 22°C e 25°C em praticamente todos os municípios acreanos — exceção para locais onde houver chuvas intensas no fim da tarde ou durante a madrugada.
Ventos fortes atingiram Rio Branco no domingo
No último domingo (12), ventos fortes vindos da direção norte atingiram a capital Rio Branco. Segundo registros de estações meteorológicas, as rajadas chegaram a 59,2 km/h no aeroporto e 59,4 km/h na região da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Conforme dados da Rede de Meteorologia da Aeronáutica (REDEMET), a maior rajada foi registrada às 14h46, no aeroporto. Em bairros do centro e de outras regiões sem estações de monitoramento, a velocidade estimada chegou a mais de 80 km/h, de acordo com a intensidade dos danos causados.
A chuva acumulada também variou conforme as medições: 46,8 mm segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 18,0 mm pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e 13,0 mm pela REDEMET. As diferenças são explicadas pela localização geográfica das estações.
Um dado curioso é que, exatamente há um ano, no domingo, 13 de outubro de 2024, a capital acreana registrou rajadas de 63 km/h no mesmo horário e direção, com volume de chuva semelhante, entre 25 e 50 mm.