De janeiro a setembro deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI) registrou 264 ocorrências de crimes financeiros no Amazonas — 148 por estelionato e 116 por apropriação de bens.
Diante do aumento dos casos, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Virtude, em parceria com outros órgãos de proteção, para reforçar o combate às violências contra idosos e orientar familiares e cuidadores sobre a prevenção de golpes.
Segundo a delegada Larissa Barreto, pessoas com 60 anos ou mais são alvos frequentes de criminosos, sobretudo pela dificuldade no uso de tecnologias, o que as torna mais vulneráveis a fraudes virtuais. Entre os golpes mais comuns estão o “estelionato sentimental”, em que o autor mantém um falso relacionamento virtual com a vítima, e o “golpe do falso parente”.
A delegada também alerta para os riscos enfrentados por idosos que circulam sozinhos em locais públicos, como bancos. Nesses casos, ela recomenda que estejam sempre acompanhados para evitar abordagens e tentativas de golpe.