O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegou nesta quinta-feira, 9, que caso ele se chamasse “Obama”, já teria recebido o Prêmio Nobel da Paz. A declaração é dada na esteira do anúncio do fim da guerra em Gaza, que contou com a participação de mediadores norte-americanos.
Ao ser perguntado por jornalistas se ele considera-se merecedor da consagração, Trump disse que “todos pensam que ele merece” e que “se tivesse o nome ‘Obama’, já teria ganhado o Nobel da Paz”.
“Acho que eu deveria ganhar umas quatro ou cinco vezes”, disparou o republicano.
Em tom provocativo, Trump completou dizendo que não acreditava que o prêmio seria dado, de fato, a ele – mas sim a alguma outra pessoa “eu não fez nada”.
Há exatos 16 anos, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, quando mal havia completado nove meses de cargo. O Comitê Nobel Norueguês justificou a escolha citando seus “esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”, destacando sua visão de um mundo sem armas nucleares. A premiação gerou intenso debate global, com muitos considerando-a prematura e contraditória.