Durante a segunda noite da segunda edição do Festival da Macaxeira, realizada no Horto Florestal de Rio Branco neste sábado, 04, o chefe do Departamento de Cuidado dos Espaços Públicos, da Prefeitura de Rio Branco (PMRB), Carlos Souza, falou sobre o trabalho de manutenção do parque e destacou a importância de promover eventos culturais que atraiam as famílias e movimenta os espaços públicos da capital.
“O Horto Florestal hoje se tornou um local atrativo para as famílias. Nós procuramos fazer o melhor aqui, na frente do departamento, para trazer as famílias. Inclusive, o Horto Florestal hoje é um dos lugares mais seguros que tem para as famílias em Rio Branco”, afirmou.
Souza destacou que o parque conta com 36 câmeras de monitoramento, além de policiamento diário e rodistas especializadas que garantem a segurança dos visitantes. Segundo ele, o trabalho contínuo de manutenção e limpeza tem tornado o espaço um dos mais bem avaliados pela população.
Ao ser questionado sobre a realização do festival no local, o gestor contou que recebeu a notícia com surpresa, mas aprovou a escolha. “Foi uma surpresa boa. Nós sabemos da responsabilidade dos organizadores da Acisa. Fiquei um pouco preocupado, mas hoje estou vendo que está bem seguro. A nossa equipe está cuidando do parque. Eu tinha uma preocupação com o pós-festival, mas está tudo tranquilo”, comentou.
Carlos também afirmou que o espaço passou por reparos antes do início do evento e que há garantias de que o local permanecerá em boas condições após o encerramento. “Além de eu ter a garantia, foi feito mais um reparo antes da atividade do Festival da Macaxeira e foi bem-vindo para o espaço. Nós temos a garantia de que vai ficar tudo arrumadinho para as famílias”, completou.
O chefe de departamento defendeu que atividades culturais sejam levadas a outros bairros e praças de Rio Branco, como forma de revitalizar e ocupar os espaços públicos. “Essas atividades culturais devem acontecer não só dentro dos espaços públicos, mas também nos bairros. Temos que ocupar com mais atividades culturais esses locais. E vem surpresa com o prefeito Tião Bocalom para expandir isso pelos bairros de Rio Branco”, adiantou.
Sobre o futuro do Festival da Macaxeira, Carlos Souza acredita que o evento deve se consolidar como tradição da cidade e revelou que já estuda formas de ampliar a estrutura dentro do Horto Florestal. “Eu já estou estudando isso. Estou andando muito dentro do parque e vendo o que precisa ser ampliado dentro do parque. O Festival da Macaxeira vai virar uma tradição de Rio Branco. Hoje é a segunda edição, um sucesso aqui dentro do parque, e ainda temos muito espaço a ser explorado”, concluiu.
Assista ao vídeo:
