A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) de Rio Branco também se faz presente nos 50 anos da maior feira de agronegócios do estado, a Expoacre. Na noite desta quarta-feira, 30, a secretária representante da pasta, Flaviane Agustini Stedille, concedeu entrevista ao ac24horas e detalhou as ações do órgão dentro da feira.
Segundo Stedille, o estande da Semeia está junto do estande da Prefeitura de Rio Branco no Parque de Exposições Wildy Viana. Lá, são oferecidos diversos serviços ao público.

Foto: Jardy Lopes
“O principal serviço oferecido é educação ambiental. Tem também atividades lúdicas para crianças, com brincadeiras voltadas para reciclagem”, destaca a gestora.
A Semeia também faz uma exposição sobre os parques urbanos da capital acreana e faz um trabalho de conscientização com a secretaria de estadual de Meio Ambiente contra as queimadas urbanas.
Além disso, a secretaria também lança dentro da ExpoAcre um canal de denúncias contra infrações e crimes ambientais, o Guardião. “Aos finais de semana nós intensificamos as fiscalizações contra queimadas. Temos equipes de plantão para estarem presente nos bairros”, garante.

Foto: Jardy Lopes
De acordo com Flaviano, a maior parte dos focos de queimadas na cidade ocorrem para limpeza de lote e fundo de quintal. “Há uma determinação do prefeito Tião Bocalom para que a gente trabalhe conscientizando os moradores numa abordagem inicial, ensinar as pessoas o que não pode fazer, pois entendemos que pode faltar conhecimento e a gente tenta atuar dessa forma”, explica.
Assista na íntegra:
