Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]
O nível do rio Acre se manteve praticamente estável de ontem para esta terça-feira (07) e permanece acima da cota de transbordamento, medindo segundo a Defesa Civil Estadual, [leitura feita as 6h da manhã de hoje], 14,42m.
A previsão é de que a enchente ganhe mais força, tendo em vista o nível do principal afluente Riozinho do Rôla, que oscilou para mais e está marcando na régua de monitoramento 13,66m, volume considerado preocupante para a época do ano.
Na capital, o Igarapé São Francisco também desabriga famílias em vários bairros, mas a situação é pior no bairro da Conquista e na invasão conhecida por Sapolândia, no Mocinha Magalhães, [região do antigo Distrito Industrial].
Estima-se até o momento que pelo menos 200 famílias tiveram que deixar suas, sendo a minoria levados para os abrigos improvisados no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. As outras procuraram abrigo em casas de parentes e amigos.
No município de Tarauacá, o rio que banha a cidade e leva o mesmo nome, continua em situação de alerta e está com seu nível em 9,80m. Ainda não há informações de desabrigados naquela cidade.
Confira a situação de momento dos rios que banham o estado do Acre:
Rio Juruá em Cruzeiro do Sul- 11.00m (situação normal)
Rio Yáco em Sena Madureira- 13,69m (situação normal)
Rio Acre em Rio Branco- 14,42m (situação de transbordamento)
Rio Tarauacá em Tarauacá- 9,80m (situação de alerta)