Escolas públicas do Acre receberão ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade. Serão atingidos pela inciativa alunos com idade entre 5 e 19 anos, de 355 instituições de ensino. A ação acontece em março, e faz parte do Programa de Saúde na Escola, desenvolvido pelos ministérios da saúde e da educação, em todo território brasileiro.
No País, o projeto alcança este ano 50 mil escolas em 2.500 municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência.
Os trabalhos serão desenvolvidos por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica, que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. O Programa de Saúde na Escola é desenvolvido deste 2007.
O Ministério da Saúde informou em seu portal que autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 716,9 mil referente aos 14 municípios do Acre que aderiram ao PSE no ano passado. Outros 229 municípios brasileiros aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.
Luciano Tavares,
da redação de ac24horas