O advogado Rodrigo Aiache, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC), foi reeleito para mais um mandato com 1.011 votos contra 737, liderando a chapa “União para Seguir Avançando”. Aiache venceu a candidata de oposição, Marina Belandi, e continuará à frente da entidade no triênio 2025-2027.
Especialista em direito tributário, Aiache foi eleito pela primeira vez em 2021. A vice-presidência será ocupada por Thaís Moura, que integra sua chapa reeleita.
Após a vitória, Aiache foi carregado nos braços pelos apoiadores. Durante a campanha, a chapa “União para Seguir Avançando” apresentou propostas com foco na valorização e defesa da OAB-AC, transparência e governança, inovação e sustentabilidade, além de inclusão e diversidade. Entre as iniciativas, destacam-se ações para o empoderamento feminino e maior participação social.
No Acre, mais de 2,4 mil advogados estavam aptos a votar para a escolha do presidente da entidade. A eleição ocorreu em sete municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Feijó, Xapuri e Epitaciolândia.
Como foi a votação
A apuração começou com tensão entre os candidatos à presidência da OAB-AC. Inicialmente, foram contabilizados os 44 votos impressos depositados na urna de lona, gerando grande euforia entre os apoiadores a cada anúncio de voto. O resultado dessa etapa foi um empate, com cada chapa recebendo 22 votos. Já nos votos obtidos nos envelopes, apesar da disputa acirrada, a chapa 7 obteve a vitória.