Menu

Pesquisar
Close this search box.

Morre em São Paulo Flaviano Melo, aos 75 anos, um dos baluartes da política do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-governador Flaviano Melo teve morte confirmada nesta quarta-feira, 20, aos 75 anos de idade, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Engenheiro civil, ele foi filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi ex-prefeito de Rio Branco por dois mandatos, ex-governador do estado do Acre e Deputado Federal.


Flaviano vinha enfrentando uma forte pneumonia desde o início do mês e teve que ser transferido para SP em um UTI Aérea, onde recebeu cuidados. Durante o período ele ficou uma parte do tempo lúcido, mas precisou ser sedado novamente devido a uma febre que não cessava.


Internado desde 6 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Flaviano enfrentava complicações decorrentes de uma pneumonia severa, que voltou a se manifestar após não ser completamente controlada. Além da infecção, o político foi submetido a um cateterismo durante o tratamento.


Flaviano, que nasceu em Rio Branco no dia 17 de novembro de 1949, era engenheiro civil e político filiado ao MDB. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos importantes como prefeito de Rio Branco (em dois mandatos), governador do estado do Acre e deputado federal de 2007 a 2023. Formado em Engenharia Civil pelas instituições UGB e Universidade do Estado da Guanabara, atuou na construção da Ponte Rio-Niterói e na Construtora Mendes Júnior antes de ingressar na vida pública.


Iniciou sua carreira política em 1969, ainda filiado ao MDB, e consolidou sua trajetória no PMDB a partir de 1980. Foi nomeado prefeito de Rio Branco em 1983, sucedendo Nabor Júnior como governador em 1986, após vencer as eleições daquele ano. Também foi eleito senador em 1990 e disputou, sem sucesso, novas eleições para o governo do estado em 1994 e 2002.


Flaviano retornou à prefeitura de Rio Branco em 2000, eleito em primeiro turno, mas renunciou em 2002 para disputar o governo estadual. Eleito deputado federal em 2006, foi reeleito em 2010, 2014 e 2018.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido