A cada dia que passa o mercado de trabalho no Brasil e no mundo vem se tornando mais dinâmico, exigente, competitivo e desafiador. Novas tendências, tecnologias, mudanças e desafios impostos pelas exigências do mercado de trabalho estão demandando maior maturidade e habilidades psicossociais e competências técnicas cada vez mais complexas e sofisticadas.
A educação profissional e as experiências práticas estão se tornando extremamente valiosas para jovens e adolescentes que pretendem conquistar o primeiro emprego e a aprendizagem industrial pode ser o pontapé inicial na carreira.
O Programa Jovem Aprendiz é mais do que um instrumento para o cumprimento da cota obrigatória exigida pela lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, com ele as empresas promovem o desenvolvimento de novos talentos e contribuem para:
A inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho de forma segura e com acesso à educação;
A prevenção e combate ao trabalho infantil;
A construção de uma cultura corporativa socialmente responsável;
Transformar a realidade de milhares de jovens e impactar de forma positiva a sociedade.
Desenvolver jovens com visão de futuro atrelada ao plano de crescimento profissional e educacional.
O SENAI/AC sempre incentiva as empresas a contratarem aprendizes, pois possibilita uma relação mais efetiva entre teoria e prática, visto que o aluno vivencia experiências no ambiente de trabalho real e esse é o primeiro passo para adolescentes e jovens terem acesso ao primeiro emprego.
As empresas contratantes também têm ganhos: elas ampliam o seu banco de talentos evitando custos e perda de tempo com processos seletivos para novas contratações. Há renovação e atualização em relação às linguagens e tecnologias utilizadas pelos jovens, podendo aumentar a produtividade e competitividade da organização.
Além disso, sua empresa pode:
Ser vista e reconhecida como um exemplo a ser seguido por outras empresas;
Identificar novos talentos para suas equipes;
Trazer inovação para seus processos com um novo olhar e a forma de pensar;
Alinhar futuros colaboradores à cultura da empresa, participando ativamente da formação do perfil profissional do jovem;
Reduzir gastos e taxas com diversos incentivos fiscais existentes no programa.
Trabalhadores preparados para a sua empresa: formação de profissionais que terão condições de atuar de forma mais alinhada com a sua organização.
PROCESSO SELETIVO
Ao todo, são ofertadas mais de 400 vagas a serem preenchidas para nove cursos diferentes, desde áreas de tecnologias à cursos de saúde e segurança no trabalho.
As informações sobre quantidade de vagas, cursos e inscrições estão disponíveis em edital e podem ser acessadas através do site do SENAI no link, ou nas unidades de ensino da Escola SENAI, Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis e Unidade Integrada SESI/SENAI no Juruá.
Geane Farias é gerente de Educação Profissional do SENAI/AC