Colin Petersen, baterista original do grupo internacional Bee Gees, morreu na última segunda-feira, 18, aos 78 anos de idade. A causa da morte não foi revelada.
O músico contribuiu para sucessos da banda como “To Love Somebody” e “Words”. Conhecido como Smiley, ele deixou a esposa, Joanne, e dois filhos, Ben e Jaime.
O apelido veio da primeira carreira de Petersen, que foi ator infantil. Nascido na Austrália, ele estrelou um filme de mesmo nome em 1955. Ele conheceu Barry, Robin e Maurice Gibb no ensino médio, mas só se aproximou da banda depois de terminar a escola.
Quando os irmãos Gibb reencontraram Petersen na Inglaterra, anos depois, chamaram o colega para ser baterista dos Bee Gees.
Ele tocou em seis álbuns da banda, mas a parceria acabou após Petersen processar a banda por ter sido demitido, supostamente por faltar a gravações e se recusar a fazer filmes com os Bee Gees.
A batalha judicial terminou sem que o baterista tivesse direito aos royalties da banda. Ele então voltou para a Austrália, trabalhou com outros músicos e abriu um empresa de agenciamento.