O vereador eleito Joabe Lira disse que conversou com a [executiva] nacional referente a sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de Rio Branco e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, está muito preocupado com esta eleição. Mas a referência de Rueda é com relação à Câmara Federal. Alguém avisa isso ao Joabe, por favor.
João sem braço
Como desgraça pouca é bobagem, Joabe tem afirmado que se eleito presidente da câmara de vereadores, independente da proximidade dele com Bocalom, não irá permitir que o parlamento mirim se transforme num puxadinho da prefeitura. Como dizia o Jaca Paládio, da antiga TV Colosso, “acredite se quiser…”.
Perfil
A pergunta é simples: entre os vereadores da próxima legislatura, qual o que tem melhor perfil para líder do prefeito que não Joabe Lira? Se o prefeito tiver o mínimo de orientação política, valorizará o posto de líder e verá que o perfil de conciliador, próprio de Joabe, será estratégico.
Arena das peladas
Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo na reinauguração do Arena da Floresta. É um trocadilho com a letra do hino do clube mais amado do Brasil. Mas falando sério, agora é esperar que esse estádio não volte a ser palco de peladeiros de final de semana e passe a ser um ponto de entretenimento para a população.
Sejam bem-vindos, senhores
Ano terminando e a população de alguns municípios vive a expectativa de um 2025 melhor a partir da posse dos novos prefeitos. Apesar que há poucas novidades, já que muitos foram reeleitos e outros já são políticos com mandato, mesmo no legislativo. De novidades mesmo, Xapuri, com Maxsuel Maia e Feijó, com o delegado Raylson. Que realmente representem algo novo.
Contrato
Professores especialistas em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba foram contratados pelo Tribunal de Contas do Acre para dar uma melhorada nas coisas por aqui.
TJAC recorreu
A conversa de bastidores no terceiro andar do TJAC é a de que o tribunal acreano ficou com a medalha de prata no prêmio CNJ de qualidade 2024. Não satisfeita, a instituição recorreu da classificação. O estresse ocorre porque o pagamento de um bônus aos servidores está vinculado aos resultados anuais. A exigência é categoria diamante ou ouro.
A fila não andou
A sentença dada pelo Juiz Romário Divino decretando falência do Complexo Peixes da Amazônia é do dia 31 de julho. Segundo o TJAC, o decreto ainda aguarda publicação no Diário Oficial da Justiça. A publicação é fundamental para o andamento do processo, entre os atos, a lacração do estabelecimento falido como forma de viabilizar a arrecadação dos bens e o pagamento das dívidas.
Vai doer no bolso
O governo do Acre resolveu endurecer o caldo com quem tem IPVA atrasado. A fatura já ultrapassa os R$ 30 milhões e quem não quitar vai ter o nome negativado e a cobrança judicializada.
Mais debate à vista
A Câmara Municipal de Rio Branco tem mais uma polêmica na pauta de votação sobre o projeto do vereador Marcos Luz (MDB), que proíbe presença de crianças e adolescentes em paradas LGBTQIA+ em Rio Branco. MPE e MPF já se manifestaram contrários. O evento LGBTQIA+ em Rio Branco acontece no início de dezembro.
Extremismo rejeitado
O interessante nesse debate é que os dois autores dos projetos polêmicos que pautam as sessões da Câmara Municipal, vereadores Marcos Luz e Arnaldo Barros, não foram reeleitos. Embora a voz rouca das urnas aponte para um eleitor conservador, este cidadão rejeitou o extremismo. Extrema-esquerda e extrema-direita ficaram falando sozinhas.
Sem vencedor
Não há vencedor nessa polarização conflituosa. Ataques, narrativas, alfinetadas, são assimilados por uma minoria barulhenta, porém, não produtiva. As urnas deram derrotas aos que lideraram movimentos extremistas. Se Barros e Luz vão rever seus conceitos, só o tempo dirá. Tempo eles terão de sobra até para uma leitura mais aprofundada da Bíblia.