O Batalhão Ambiental e o Ministério Público do Estado (MPE), em operação conjunta, prenderam, na última sexta-feira, 17, o secretário de saúde da cidade de Bujari (AC), distante 20 quilômetros da Capital Rio Branco (AC). Ele é acusado por praticar crime ambiental.
Segundo apurado, duas salas do Centro de Saúde Raimunda Porfírio, estavam armazenando sacos com lixo hospitalar. Além disso, diversos medicamentos com o prazo de validade vencido também foram encontrados no espaço, complicando ainda mais a situação do gestor municipal.
Vale lembrar que no dia 15, 48h antes da prisão, o problema já havia sido denunciado à Justiça. Em um dos banheiros do centro estavam armazenadas diversas sacolas com lixo hospitalar, o que é proibido por lei federal. Mesmo após as averiguações, a situação continuou a mesma.
De acordo com o administrador da saúde municipal, a Prefeitura do Município não possui condições operacionais para descarte do lixo, por isso o material ficou armazenado nas dependências do posto de saúde.
O secretário foi liberado após pagamento de fiança. O MP pediu que a Delegacia da cidade iniciasse processo de inquérito policial para indiciar os responsáveis pela situação.